Guabiruba tem mais policiais que Brusque
Um fato recente chamou a atenção dos policiais da Delegacia de Comarca de Brusque: quatro policiais de Trombudo Central chegaram à delegacia em Brusque para escoltar um homem, que foi preso aqui porque tinha mandado daquela cidade. Era um dia de semana normal. Naquele momento, na DP de Brusque, estavam trabalhando apenas estagiários e não havia nenhum policial para fazer a entrega do preso.
O município de Trombudo Central tem 6.200 habitantes e certamente a delegacia não ficou fechada porque os quatro policiais vieram a Brusque. Guabiruba, que segundo o IBGE, não tem 15 mil habitantes. Tem dois policiais civis. Brusque. com seus quase cem mil moradores, tem 12 policiais. Logo, matematicamente, Brusque tem menos policiais.
A cidade é sede de Comarca, mas até a Delegacia Regional de Polícia está sem titular. O chefe de polícia do Litoral responde pela DRP. Mesmo tendo a representatividade política de três deputados, todos da base do governo, Brusque é carente de atenções do Governo do Estado na área da Segurança Pública.
Há o entendimento na sociedade de Brusque de que, para os meios políticos, não é interessante ter mais policiais.



